terça-feira, 29 de abril de 2014

Fazendo o "Backup Manual" do seu Zotero Standalone

Uma coisa que sempre preocupa quem está usando a nuvem do Zotero para armazenar suas referências é o espaço limitado que é dado gratuitamente, apenas 300 Mb. Para armazenar apenas artigos e alguns PDFs pode ser suficiente, mas se pretendemos armazenar muitos artigos, teses e livros em texto completo este espaço pode ficar um pouco apertado.  :(
Sabemos que podemos armazenar localmente em nosso Zotero tantos artigos e textos em PDF quanto o nosso disco rígido aguentar! Mas se essa quantidade exceder os 300 Mb da nuvem e meu computador sofrer algum dano? Como fazer para garantir que tudo que tenho não será perdido?


Então você pode ter duas opções: fazer uma assinatura anual (custo de 20$ para 2 Gb de espaço) ou fazer o que eu chamo de "Backup Manual", que consiste em fazer uma cópia de segurança de tudo que temos em nosso Zotero para um pen-drive, HD Externo, DVD e etc.
O Tutorial abaixo explica exatamente como fazer esse backup.

Para baixar o tutorial completo clique no link abaixo!

Um comentário :

  1. Este tutorial me ajudou MUITO!!! Obrigada.
    Já descobri também como deixar de salvar o PDF automaticamente.
    Agora estou procurando como tirar ou desvincular o PDF que já está salvo no Zotero, pois meu espaço está quase no fim...
    Abraços, Thelma

    ResponderExcluir